Capitalismo e Sociedade consumista
O trabalho foi confeccionado enfocando os presentes assuntos, Sistema Capitalista e Sociedade Consumista, e todas suas explanações, contendo então sua origem, características, diferenças e conceitos dos mesmos.
Foi possível entender mais sobre os temas e tomar uma base relativa sobre esses, é nítido que as pessoas dão muito valor ao saldo da conta bancária e comprando descontroladamente buscando um feixe de felicidade esquecendo de todo resto que deveria ser o principal da vida de cada um de nos. O capitalista se cria e prospera em uma cultura totalmente consumista, tudo tem uma ligação.
2. SISTEMA CAPITALISTA
Capitalismo é o sistema socioeconômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital são propriedades privadas, ou seja, tem um dono.
Os proprietários dos meios de produção (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e os nãos proprietários (trabalhadores – maioria) vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho.
O Capitalismo é definido como um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção, na detenção do capital a uma minoria burguesa, na exploração do opressor sobre o oprimido, esse último representado pelos trabalhadores.
2.1Origens do capitalismo
Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
Neste contexto, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento.
Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e também nos cambistas e banqueiros, ideais embrionários do sistema capitalista: lucro, acúmulo de riquezas, controle do sistema de produção expansão dos negócios.