Capitalismo História
Tudo começou em 1848 num manifesto, anos depois em 1854 foi se usada com a tradução de posse de grande quantidade capital e não como sistema de produção. Em 1867, Proudhon usou o termo capitalista para referir-se a possuidores de capital, e Marx e Engels referiam-se à "forma de produção baseada em capital".
O Capitalismo em geral
Capitalismo é um modelo econômico adotado por quase todos os países atualmente. Um ponto positivo do capitalismo é que ele permite que as pessoas possam melhorar de vida, se desenvolver. Você é livre para crescer. Melhorar de vida significa bem-estar social, e o bem-estar está relacionado com a questão do consumo. Quanto mais se consome, há uma melhora de vida. Só que um ponto negativo seria o fato de o capitalismo sozinho não provê essa melhora, é necessário presença do Estado para regular isso. Em Estados ineficientes nas políticas publicas o capitalismo se transforma em vilão, pois ele tem a tendência de concentrar o capital nas mãos de uma minoria. O ideal é que o Estado regule de forma a promover uma distribuição de renda, eis um dos papeis do Estado.
Vantagens:
As vantagens seriam a descentralização da economia, através da lei de oferta e procura a livre concorrência, abre espaço para busca do aperfeiçoamento dos métodos, tanto de produção quanto de consumo, gerando um mercado competitivo. E uma economia não assistencialista, e sim de geração de renda pela oferta de mercado.
Desvantagens:
As desvantagens seriam exclusão de pessoas que tivessem dificuldade de oferecer algum serviço que gere renda. E com isso, aumento da marginalidade e da exclusão social, atualmente pra corrigir disparidade, o Agente social estado, formado por representantes da população, aplica impostos e investem na inclusão social e na infraestrutura.