Capital intelectutal

483 palavras 2 páginas
O capital intelectual, assim como qualquer tipo de capital, deve manter-se em movimento e investimento. Uma das relações mais importantes para que o capital intelectual seja acrescido é a relação de troca de conhecimento.
Mesmo em situações que a troca de conhecimento, aparentemente, não pareça favorável a alguma das partes, certamente há um equívoco, porque mesmo nestas relações, há algum tipo de troca de conhecimento, seja gerado por questionamento ou até mesmo o conhecimento em si. Exemplos desse tipo de troca são: a troca entre professor/aluno e a troca entre um chefe de uma empresa e um funcionário.
Um profissional que está sempre aumentando o seu capital intelectual não tem receio de ensiná-lo e trocá-lo com alguém que está em uma posição, hierarquicamente, inferior a sua. Porque sabe de suas competências e não se sente ameaçado a ponto de não trocar seu conhecimento. Quando há uma relação de troca, todas as partes saem ganhando, pois mais pessoas ficam capacitadas e pensantes.
Apenas trocar conhecimento ainda não é suficiente para que pessoas com capacidade de ter boas ideias as tenham. É necessário que haja motivação da alta gerência, que estes elogiem e encorajam seus funcionários, para que estes sintam-se motivados ao trabalho e a cooperar com a empresa.
Além do processo de troca, é de suma importância a velocidade na qual o capital intelectual é utilizado pelas pessoas. Por isso, é necessário manter-se atualizado, sabendo tomar decisões rápidas e eficientes.
Os sistemas de qualidade empresarial, apenas são um parâmetro do mínimo que uma organização deve ter, mas pouco pode medir a quantidade de capital intelectual e a capacidade de seu pessoal. Muitas empresas podem seguir o que os padrões de qualidade exigem e, mesmo assim, não dar a devida atenção e respeito às pessoas que para ela trabalham. Esses padrões são apenas empresariais e não padrões que auxiliem na lida com pessoas. A pessoa em si sempre tem que estar acima da

Relacionados

  • Novas abordagens
    9430 palavras | 38 páginas