Capital De Risco Para Financiamento De Empresas Em Fase Inicial De Crescimento 2
1. INTRODUÇÂO 2
2. CAPITAL DE RISCO 3
2.1 Breve historicidade do Capital de Risco 3
2.2 Capital de Risco 4
3. TIPOS DE INVESTIMENTOS 6
3.1 Fomento 6
3.2 Capital Semente/ Investidor Anjo 7
3.3 Venture Capital 8
3.4 Private Equity 9
4. OS INVESTIDORES 11
5. CONCLUSÃO 12
6. REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÂO
Ao introduzir esse trabalho, apresentaremos um estudo simples, mas bem claro sobre o capital de risco. Perceberás que ao longo da história, principalmente no mundo dos negócios, o homem desenvolver mecanismos para se sobressair em investindo em corporações. Quando se fala em capital de risco, é salutar que o leitor tenha em mente que o risco que ele corre quando se realiza um investimento em uma empresa, sobretudo no investimento de projetos – investidor anjo - ou comprando parte da empresa e até mesmo a incorporação de dinheiro no capital da mesma.
Investir em uma empresa que dê bons retornos é uma arte, pois o investidor precisa saber qual é o melhor tipo de investimento que precisas realizar. Segundo os estudos que realizamos, percebemos que em cada momento em que a empresa ou projeto está vivendo existe uma forma de aplicar os investimentos. Os capitais de fomento servem, como o próprio nome diz, fomentar, expandir, ..., uma empresa; iniciativa geralmente provida do Governo. O Capital Semente ou Investimento Anjo é realizado em empresas ou projetos nascentes com alto potencial de crescimento. No Venture Capital, percebemos que a empresa começa a consolidar no mercado e tem uma alta ascensão com os investimentos. No Private Equity o modelo de investimento se dá em corporações fixadas no mercado, com um alto gral de rentabilidade, nesse modelo muitas empresas já negociam em bolsa de valores.
Para finalizar, encontrarás uma pequena abordagem sobre o perfil dos investidores, parte que achamos importante colocar para ajudar na compreensão do todo.
2. CAPITAL DE RISCO
Em um mundo pós-moderno, a relação de troca de mercadoria