Capa analógica Laranja Mecânica
Defesa do cartaz:
A figura do triângulo no centro da imagem representa um processo de crescimento, desenvolvimento e movimento no tempo, e podemos relacionar essa ideia com o filme, pois a história narra um processo de transformação na personagem principal, Alex, mas que, como o triângulo, forma um ciclo, ou seja, mesmo após o processo de transformação a que foi submetido, volta, pelo menos em sua essência, a ter os mesmos sentimentos que tinha no início. Em sua estrutura, o triângulo é formado por dois pontos opostos que unem-se no alto por um terceiro ponto, sendo este a mistura entre os dois anteriores, então podemos dizer que os dois que são opostos representam o começo e o final da história de Alex, e o central representa o processo entre um e outro.
As cores: O fundo em preto sugere sobriedade, dando a ênfase para o triângulo, que está disposto por três cores: vermelho, preto e branco. Essas cores são marcantes no filme, pois cada uma representa uma parte da história: o vermelho, que sugere violência, raiva, está ligado ao início, que é a fase violenta da vida de Alex. O preto, além de ser a cor do uniforme que usa quando vai preso, é a cor que representa a morte, podendo assim analisarmos que o Alex “antigo” passou pelo processo de reeducação e renasceu como um Alex “novo”, que é a fase branca do filme, em que está na clínica, que lembra a pureza e tem um ambiente cheio de cenas brancas. Porém, como dito anteriormente, a vida de Alex está como num ciclo, em que após a tentativa de purificação, volta a ter sua essência violenta, sendo então representada pelas cores intercaladas, sem um final certo.
Por fim, a textura do triângulo remete à ideia de uma cobra (coral), pois o estado desse animal corresponde ao instinto e impulsividade natural, assim como as atitudes violentas do Alex no início do filme. A cobra também tem uma conotação sexual, simbolizando o erotismo, que é visto no filme em ações da