CAP TULO 3 Custeio Direto E Ger Ncia Margem De Contribui O Envio
2014 – Custos para Decisão – Margem de Contribuição – PLT página 263
Nome :
Profª Rosilene Lazarim
Custeio Direto e Gerência – Margem de Contribuição – PLT página 263
O conhecimento e a habilidade em trabalhar com as informações contábeis, especialmente envolvendo custos dos produtos, são diferenciais notáveis no mercado de trabalho. Muitas decisões podem ser tomadas para evitar resultados negativos ou para melhorar o desempenho da empresa com uma análise de custos com métodos adequados. Vamos iniciar esse tema, mostrando o método do custeio variável, amplamente utilizado para melhor gerenciamento das empresas.
O objetivo desta aula é mostrar que o estudo de custos não se limita à contabilidade fiscal, pois esse é o conhecimento mínimo que o aluno precisa ter para atuar como Contador. Tendo um conhecimento mais amplo do assunto, o profissional poderá alçar voos muito mais altos.
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO OU LUCRO MARGINAL
A diferença entre o preço de venda e os gastos variáveis de um produto é chamada de margem de contribuição ou lucro marginal, que deverá cobrir todos os custos e despesas fixas da empresa (fabricação, administração, pessoal etc.) e deixar um saldo como lucro.
RECEITA LÍQUIDA
(-) CUSTO/DESPESA VARIÁVEL _______________________________
(=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
(-) CUSTO/DESPESA FIXO
______________________________
(=) LUCRO OPERACIONAL
A Margem de Contribuição, também chamada de Contribuição Marginal indica quanto que determinado produto está contribuindo para suportar os custos e despesas fixos e conseqüentemente sua influência no lucro.
Margem de Contribuição: Simplificando, margem de contribuição é representada pelo valor da venda menos os custos e despesas variáveis, e que contribuirá para o pagamento dos custos e despesas fixas. Podemos demonstrar da seguinte maneira
RECEITA BRUTA COM VENDAS
(-)
Custos Variáveis: aqueles que estão diretamente