Cap 7 Func O Es Do Planejamento Governamental
I - INTRODUÇÃO
Planejamento – prática essencial na administração de empresas – sejam elas públicas ou privadas. Traz benefícios como o aumento da eficiência, da eficácia, tomada de decisões, análise de riscos e objetivos da organização. Definições de planejamento:
ACKOFF (1967) – Processo que se destina produzir um ou mais estados futuros desejados e que não deverão ocorrer a menos que alguma coisa seja feita.
-CHIAVENATO (1999) - O planejamento inicia o processo administrativo. Inclui a definição dos objetivos organizacionais e a seleção das políticas, procedimentos e métodos desenhados para o alcance desses objetivos. Seu sucesso requer o reconhecimento do ambiente da organização, a estimulação da criatividade e o encorajamento de novas ideias e abordagens inovadoras. Um planejamento é estratégico quando dá ênfase no longo prazo dos objetivos e faz a análise global do cenário no qual a empresa está envolvida. Método também conhecido como Big Picture.
II – PLANEJAMENTO COMO PROCESSO
Estado interfere na economia no sentido de decidir os tipos, quantidades e qualidade de bens e serviços que irá produzir – produção de bens e serviços públicos demandados pela sociedade. Planejamento tem duas posições a serem consideradas – Pode ser visto como: a)Atividade Orientada para obtenção de resultados b) Processo
Planejamento Econômico – processo de elaboração, execução e controle de um plano de desenvolvimento – se fixam objetivos gerais e metas específicas.
* Países em desenvolvimento – privilegiam o planejamento econômico tanto na administração pública quanto na privada, para aumentar a eficiência, racionalidade e segurança das decisões, dessa forma, maximizando o rendimento social e privado no uso dos recursos, que são escassos.
* Projetos levam sempre em conta o desenvolvimento econômico da área, região ou país.
Planejamento no Brasil: O Brasil iniciou, ao longo destas ultimas cinco décadas, diversas