Cap 1de renovação e conservadorismo no serviço social
994 palavras
4 páginas
Respostas das questões do roteiro de estudo ITexto:
IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovação e conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. – 7ª ed. – São Paulo: Cortez, 2004, p. 17-39.
Dezembro 2012, João Pessoa – PB
Respostas das questões:
1. Na Perspectiva Conservadora a origem do Serviço Social está relacionada à evolução, organização e profissionalização da caridade e da filantropia, emergentes na Igreja católica, através do humanismo cristão, enfocando, sobretudo, questões de natureza moral e orientação conservadora baseada no Neotomismo.
O surgimento do Serviço Social se dá no início da década de 1930 através do movimento de “reação católica”, o Serviço Social surge como uma tentativa de recuperar áreas de influências e privilégios que a Igreja havia perdido, a igreja através de suas ações em obras assistenciais, com o objetivo de solidificar sua penetração entre os setores operários, influi na fundação das primeiras escolas de Serviço Social no país, tendo inicialmente a influencia do Serviço Social europeu e mais tarde do Serviço Social norte-americano com uma base ética filosófica neotomista e princípios oriundos de uma moral religiosa, particularmente da Ação Católica.
A caridade tradicional, que se limitava à reprodução da pobreza, a profissão propõe: Uma ação educativa, preventiva e curativa dos problemas sociais através de sua ação junto às famílias trabalhadoras; Diferentemente da assistência pública, por desconhecer a singularidade e as particularidades dos indivíduos, o Serviço Social passa a orientar a individualização da proteção legal, entendida como assistência educativa adaptada aos problemas individuais; Uma ação organizativa entre a população trabalhadora, dentro da militância católica, em oposição aos movimentos operários que não aderiram ao associativismo católico.
A autora enfatiza que o “Serviço Social emerge como uma atividade com bases mais doutrinarias que científica, no bojo de um movimento de cunho