Cap. 13 introdução á engenharia de produção
As organizações brasileiras devem estar cientes da importância do Brasil no novo cenário mundial traçado para o desenvolvimento sustentável: o pais é “o maior detentor de biodiversidade da terra”. O Brasil e a América Latina têm em mãos a grande oportunidade “de abrir um novo caminho para o desenvolvimento humano equitativo e sustentável e de liderar a ofensiva para a transformação da industrialização primitiva dando um salto sobre os modelos insustentáveis do passado”. (Págs. 275, 276.)
A norma Brasileira de Responsabilidade Social, NBR 16001, tem como um dos seus objetivos promover o desenvolvimento sustentável e a transparência das atividades das organizações, sendo a sustentabilidade “o resultado do desenvolvimento sustentável (...) nas dimensões ambiental, economia e social”. A sustentabilidade tem como regra fundamental o uso responsável dos fatores ambientais, sociais e econômicos financeiros. (Pag.277)
A Carta da Terra é um código de normas ética e morais, com orientações e metas práticas para que a humanidade avance no processo de criar um mundo baseado no desenvolvimento sustentável. (Pag.286)
O Pacto global foi lançado com intuito de sensibilizar e unir o mundo empresarial no sentido de dar uma face humana à globalização. As ambiciosas metas do Pacto Global são tornar a economia mundial mais sustentável e possibilitar a inclusão social. (Págs. 290, 291)
A GRI tem o objetivo de melhorar a qualidade, o rigor e a aplicabilidade dos relatórios de sustentabilidade, tornando-os rotineiros e comparáveis, como os tradicionais balanços financeiros. (Págs.292,293)
Principais Indicadores da Crise Ambiental do Planeta e a ISO 26000 e a Engenharia de Produção
Principais indicadores da Crise ambiental: Devastação das Matas, Contaminação da Água, Contaminação de Costas e Mares, Sobre exploração de Mantos Aquíferos, Erosão de Solos, Desertificação, Perda da Diversidade Agrícola,