Canto viii versão 2
Índice
• Introdução.............................…………………………………….………...... 01
• Escritor Português Literário: Luís Vaz de Camões.…………….…………..02
• Obra: Os Lusíadas………………………………………………….………….03
• Canto VIII …………………………………………………………....………….03
• Conclusão……………………………………………………………..………...04
• Referências……………………………………………………………..……….05
* Introdução Este artigo científico pretende abordar a famosa obra Os Lusíadas, de Luis de Camões, porém mais especificamente o Canto Oitavo. Será um trabalho de maioria baseado em pesquisas, porém mesclado com exercícios de análise.
Temos como um dos objetivos, preencher um quesito de aprovação para a matéria de Literatura Portuguêsa do terceiro semestre do curso de Letras.
- Contexto histórico:
O período conhecido como Renascimento ou Renascença, durante os séculos XV e XVI, trouxe muitos avanços científicos e tecnológicos. Além desses avanços houveram vários fatos simultâneos, como o avanço do capitalismo, a expansão marítima, com isso as grandes navegações, a exploração de novas terras e uma mudança na ideologia da época.
O Capitalismo começou a se desenvolver no século XII, mudando completamente as relações sociais diferentes das que haviam durante o feudalismo. A burguesia passou a incentivar o trabalho assalariado, a produção para a comercialização e a busca pelo lucro.
E durante essa época de queda do feudalismo, começou a expansão marítima. Nessa época estavam se formando as monarquias nacionais e o processo de urbanização. A Europa entrou no século XV e alem das grandes navegações, a igreja começou um processo de reforma religiosa para acompanhar as mudanças filosóficas e ideológicas da época.
Durante o século XIV a Europa entrou em uma crise, devido a guerras, fome e pestes, e para sair desta reativou o comercio com a região oriental. Para reativar esse contato iniciaram-se as navegações e assim novas regiões poderiam ser integradas na circulação de mercadorias.
*