Canteiro De Obra
Segundo a NR-18, canteiro de Obra é a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução de uma obra.
A indústria da construção civil, em especial as edificações, é vista como um setor atrasado, com baixos índices de produtividade e elevados desperdícios de recursos. Um dos principais reflexos desta situação são os altos índices de perdas de materiais.
O planejamento do canteiro é muitas vezes negligenciado na indústria da construção, sendo que as decisões são tomadas à medida que os problemas surgem no decorrer da execução. Em consequência, os canteiros de obras muitas vezes deixam a desejar em termos de organização e segurança.
O planejamento de um canteiro de obras pode ser definido como o planejamento do layout e da logística das suas instalações provisórias, instalações de segurança e sistema de movimentação e armazenamento de materiais. O planejamento do layout envolve a definição do arranjo físico de trabalhadores, materiais, equipamentos, áreas de trabalho e de estocagem para que sejam bem aproveitados todos os recursos materiais e humanos empregados na obra.
De outra parte, o planejamento logístico estabelece as condições de infraestrutura para o desenvolvimento do processo produtivo, estabelecendo, por exemplo, as condições de armazenamento e transporte de cada material, a tipologia das instalações provisórias, o mobiliário dos escritórios ou as instalações de segurança de uma serra circular.
Objetivos do planejamento de canteiros
O processo de planejamento do canteiro visa a obter a melhor utilização do espaço físico disponível, de forma a possibilitar que homens e máquinas trabalhem com segurança e eficiência, principalmente através da minimização das movimentações de materiais, componentes e mão-de-obra.
a. Objetivos de alto nível: promover operações eficientes e seguras e manter alta a motivação dos empregados. No que diz respeito à motivação dos