Canionismo, Off Road e Ecoturismo
O Canionismo consiste na exploração progressiva de um rio, vencendo seu relevo acidentado, transpondo seus obstáculos verticais e anfíbios, através de técnicas e equipamentos.
No canionismo o praticante segue pelo percurso do leito de um rio, utilizando as técnicas e equipamentos adequados para driblar todos os obstáculos que aparecerem, como cachoeiras, corredeiras e poços. É preciso estar por dentro de técnicas de natação, rapel e tirolesa. Quanto mais conhecimento, menores os riscos.
A origem do canionismo se da por volta do início do século com as expedições de Edouard Alfred Martel, célebre explorador francês, hidro geólogo, contratado pelo governo da França para explorar canyons, gargantas e cavernas no maciço dos Pirineus entre a França e Espanha.
Em função de sua atividade, Martel acabou desenvolvendo técnicas de canyoning e consequentemente, sendo o precursor do esporte. Existem outros nomes ligados a atividade, mas Martel é o mais notório, porque disciplinou essa atividade, deu um nome e criou uma nova ciência: a espeleologia.
O Canionismo se encontra como uma das opções nos roteiros de Turismo de Aventura no Brasil. A atividade vem crescendo muito durante os últimos anos, devido ao fato de o país possuir ótimos locais para a prática segura e também pela interação com os elementos da natureza, ar, terra e água em uma única atividade.
CASCADING
Já o Cascading é a atividade que consiste na descida de cascatas ou cachoeiras, utilizando técnicas verticais e equipamentos de montanhismo, o que torna este esporte de aventura muito refrescante e de fortes emoções, com direito a ducha e hidromassagem natural.
Diferente do canionismo, que envolve mais de uma atividade. Por exemplo, você desce a cachoeira, caminha, nada, salta ou escala para descer outra, e o contato direto com a natureza, água, rocha, planta etc., proporciona uma sensação incrível.
OFF ROAD:
Off Road significa fora da estrada, e é um termo inglês utilizado para designar