cANHÃO DE BATATA
Picos - PI,
2014
Resumo
O experimento que será realizado trata da análise da pistola de batata (ou também canhão de batatas ou lançador de batatas) que é um canhão baseado em encanamento, que se utiliza de princípios pneumáticos, com a combustão de algum gás inflamável, para lançar projéteis a altas velocidades; não apenas batatas convencionais, mas qualquer outra fruta, blocos de gelo e até pedras.
Palavras chave: Canhão de batata, pressão, Física.
Introdução
O canhão de batata usa o princípio básico de qualquer motor de combustão interna convencional (motor a pistão). Pôr uma pequena quantidade de combustível de alta energia (como a gasolina) em um reduzido espaço fechado e gerar uma centelha libera uma quantidade inacreditável de energia, na forma de gás em expansão. Essa energia pode ser usada para fazer uma batata voar 150 metros. Nesse caso, a energia é transformada em movimento da batata. Isso também pode ser usado para fins mais interessantes. Por exemplo, ao se criar um ciclo que permita provocar centenas de explosões por minuto e torne possível empregar essa energia de forma útil estará feita a base de um motor de carro!
Todas as pistolas de batatas podem propelir projéteis usando gás pressurizado na mesma maneira como uma arma (embora com uma pressão muito baixa). Há quatro formas básicas de que as armas de batatas pode fazer isso:
Pela combustão da mistura ar-combustível gasosos, e sua pressão é limitada, principalmente, pela densidade de energia da mistura ar-combustível (menos seguro de todos os combustíveis).
Pela liberação de gás comprimido (ar normalmente) através de uma válvula, um lançador como é normalmente referido como um lançador pneumático, e seu poder é limitado principalmente pela pressão do suprimento de ar, seja a partir de um compressor, bomba manual ou gás engarrafado.
Pela explosão de uma bomba de gelo seco colocada no tubo antes de o projétil, geralmente referida