Cancer cerebral
PLANEAMENTO DE ESTUDO
Tema: Câncer Cerebral.
Local de observação do paciente: Hospital de Bases e residência do paciente observado. Foram realizadas 3 visitas, com média de 2 horas de observação e investigação por visita.
Publico alvo: idosos portadores de Câncer Cerebral.
Método de observação: questionário e entrevista. Investigação sobre a doença do ponto de vista do acompanhante.
Material empregado: questionário aberto.
Objetivo: observar a evolução da doença e o estado emocional do paciente e familiares.
Câncer Cerebral
O câncer cerebral acontece quando as células normais do cérebro sofrem mutação e se transformam em células anormais, e apresentam um crescimento descontrolado. Existem dois tipos diferentes de câncer cerebral, que são classificados como primário e secundário. O câncer cerebral primário se origina da mutação de células do próprio Sistema Nervoso Central. Enquanto o secundário tem origem de células doentes de outros órgãos e tecidos do corpo, neste caso ocorre o que se chama metástase, onde as células cancerígenas se espalham pelo corpo através da corrente sanguínea ate atingir o cérebro. Este tipo de tumor apresenta quadro bastante delicado, podendo crescer e resultar em graves consequências, pois quando ocorre esse desenvolvimento ele acaba comprimido estruturas cerebrais e seus danos podem ser irreversíveis.
Em relação a sua frequência, no Brasil, os valores correspondem a um risco estimado de 5 novos casos a casa cem mil homens e 4 a cada cem mil mulheres. E na população mundial apresenta, aproximadamente, 2% de todas as neoplasias malignas. A distribuição etária possui um pico em crianças, portadoras de outros cânceres, e outro em adultos acima dos 65 anos. As causas do câncer primário do SNC ainda não são bem conhecidas. Os principais fatores de risco são encontrados apenas em uma minoria dos