canadá
O francês e o inglês possuem estatuto igualitário no parlamento, nas cortes federais e em todas as instituições federais canadenses. Todo cidadão canadense possui o direito a ter um julgamento em francês ou em inglês, ao pedido do julgado. O público possui o direito, onde há suficiente demanda, de receber serviços governamentais em francês ou em inglês.
Grupos aborígenes possuem o direito de serem educados em seu idioma nativo. Embora o multiculturalismo seja a política oficial do país, uma pessoa precisa falar fluentemente ou o francês ou o inglês para tornar-se um cidadão canadense. Mais de 98% dos canadenses falam ou o francês, ou o inglês, ou ambos os idiomas. Cada província tem o direito de definir seus idiomas oficiais. Em Quebec, o idioma oficial da província é o francês, embora cidadãos anglófonos e aborígenes na província possuam certos direitos que ajudam a preservar estes idiomas dentro do Quebec. A Quebec fornece serviços governamentais em francês e em inglês, ao menos nas principais cidades da província.
O francês é majoritariamente falado em Quebec - menores grupos francófonos vivem na Nova Brunswick, Ontário e Manitoba. No censo nacional de 2001, 6 864 615 pessoas afirmaram que o francês era seu idioma materno. Destes, 85% viviam em Quebec. Para efeito de comparação, 17 694 835 canadenses indicaram o inglês como idioma materno. A Nova Brunswick é oficialmente a única província bilingual do Canadá.
Idiomas não oficiais também são expressivos no Canadá, com um total de 5 470 820 canadenses afirmando terem outro idioma, que não o francês ou o inglês, como idioma materno. Os idiomas não