Campo eletrico
T = Einicial - Efinal , onde E representa a energia potencial elétrica.
Como E = q.V (V é o potencial elétrico, q a carga):
T = q.Va - q.Vb , portanto:
T = q(Va - Vb)
Vale lembrar que o trabalho não depende da trajetória que a carga percorrerá, e sim unicamente do ponto inicial e final que ela se encontrar (potenciais elétricos). Portanto, se a carga se deslocar em uma superfície equipotencial, não haverá trabalho, pois o potencial elétrico inicial e final terão o mesmo valor. A carga ainda pode se deslocar e voltar ao mesmo ponto de partida, caracterizando também um trabalho nulo.
Campo elétrico
I- Introdução
A eletricidade formadora do campo elétrico foi estudada por Tales de Mileto .O estudioso da natureza descreveu o fenômeno que consiste em uma barra de âmbar que atrai pequenas objetos depois de esfregada em pele de coelho. Que é o mesmas coisa que esfregar uma caneta de plástico contra um pano, e assim o objeto fica electricamente carregado.
Campo elétrico é o campo de forças provocado por cargas elétricas ou por sistema de carga. O campo elétrico é uma grandeza vetorial, por isso é representado por um vetor. Para determinarmos a sua presença colocamos uma carga de prova no meio. Se esta fica sujeita a uma força, dizemos que a região em que ela se encontra, está sujeita a um campo elétricos. O vetor campo elétrico tem sempre a mesma direção da força a que está sujeita, e o sentido é o mesmo da força.
II- Desenvolvimento
Quando uma esfera está eletrizada, suas cargas tendem a espalhar-se pela superfície externa, porque a repulsão entre as cargas fazem com que elas se mantenham o mais longe possível uma das outras, e os efeitos de campo elétrico criados no interior do condutor acabam se anulando obtendo assim um campo elétrico nulo. A mesma coisa acontece quando o condutor não