Campanha da Fraternidade
Lema: “A paz é fruto da Justiça”
Introdução: A Campanha da Fraternidade, realizada todos os anos pela CNBB, teve início em 1964 com temas que diziam respeito apenas à Igreja. A partir de 1973, a CF começou a mostrar uma maior preocupação com a realidade social do povo brasileiro e os temas começaram a dar destaque a promoção da Justiça e a situações existenciais do povo brasileiro como a realidade sócio-econômico-política, marcada pela injustiça, pela exclusão e por altos índices de miséria.
Objetivos Gerais: O objetivo geral foi de promover o debate sobre a segurança pública e difundir a cultura da paz a partir da busca da justiça social. Mostrar que a paz é fruto da justiça, como o próprio lema diz e suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos.
Essa campanha teve como tendência avisar os problemas mais atuais como a violência urbana. O tema faz com que as pessoas reflitam sobre nossos problemas sociais, internos, para resolver-los da melhor maneira possível.
Oração:
Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus, que nos abrigais à sombra de vossas asas, defende e protege a todos nós, vossa família, como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos.
Nesse tempo em que nos chamais à conversão, à esmola, ao jejum, à oração e à penitência, pedimos perdão pela violência e pelo ódio que geram medo e insegurança.
Senhor, que a vossa graça venha até nós e transforme nosso coração.
Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo, para que a Campanha da Fraternidade seja um forte instrumento de conversão.
Sejam criadas as condições necessárias para que todos vivam em segurança, na paz e na justiça que desejais.
Amém.
Campanha da Fraternidade 2010