Caminhos para análise da saude
Buscando dentro de uma teoria sobre a política da saúde, buscamos respostas para tantas indagações que não saem do papel.
Exemplo;Porque existem projetos que passam por plenário e são aceitos,outros não?
Porque os nossos governantes em discursos prometem aquilo que desconhecem?
Porque acreditamos que as políticas nacionais são capazes de mudar realidades em locais e serviços?
Que instituições grupos e sujeitos estão inseridos na discussão na política do Brasil?
Porque a política e tratada como complementos do governo e de grupos sociais organizados?
As questões que se integram nos estudos da política conseguem nos responder as duvidas que nos inquietem desses movimentos sociais ,como profissionais da saúde e de outros grupos sociais?
As buscas desta teoria com os acadêmicos nos deixam em nós uma possibilidade de dialogo com os outros que buscam este questionamento?
Então do que serve para nós acadêmicos ,esta busca de estudos de análise de política?
Porque tem pessoas que se colocam a fazer um estudo deste assunto?
Dentro de todos esses questionamentos encontramos ou conseguimos assimilar três vertentes, que nos colocam numa base de termos respostas, pelo menos na nossa busca de tentar compreender esta teoria,da busca deste estudo de análise de política de saúde no Brasil.
1} E reconhecer que a nossa trajetória política,social e cultural tem suas interferência no processo político,analisando o processo da política da saúde não deveria manter-se em órgãos setoriais .
2} A segunda vertente e de se adaptar conceitos e vertentes que nos deem conta do nosso modo de construção destas políticas,pois a nossa herança colonialista nos colocam defronte de uma busca ainda que nos condicionam a refletir sobre esta rigides desnecessárias nas nossa colocações desta teoria.
3}Este e também mais um desafio de explorar metodologias de análise que possam nos dar conhecimento, construindo a partir de cada questão não como