Camila Cristina Carlin n
Artigo de Opinião: formação de blocos econômicos
Cada bloco econômico possui características que favorecem o grupo de países pertencente a algum. Uns permitem que cidadãos possam circular livremente e até estabelecer residência, como é o caso da União Europeia que também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum.
Outros como o Mercosul, tem objetivos de eliminar barreiras para que o comercio entres os pertencentes aumente, ter uma única moeda e que as tarifas seja zero.
Já um terceiro bloco, NAFTA, composto por E.U.A., Canadá e México, que também tem boas características, como : O fim das barreiras alfandegárias, proteção comercial leis financeiras e que estabelecem regras em comum, tem seus lados ruins, como a ida de muitos trabalhadores ilegais para o Estados Unidos, eles vão para o país atrás de uma condição melhor de vida, procurando um trabalho, mesmo que seja um subemprego, mais o que acontece na maioria das vezes é a morte desses.
Conforme a população imigra para outros países ocorrem também a xenofobia, que é uma descriminação ou preconceito que acontece com os novos habitantes, aconteceu por exemplo na Europa, pois o povo de um país não quer e não aceita que sua cultura mude conforme novas pessoas chegam, e que muitas vezes levam a morte dessas pessoas.
A parceria econômica entre Brasil e Argentina, acontece por causa de um produto, o trigo, o que favorece os dois é que para o Brasil a importação do trigo da argentina tem um custo menor do que em outras origens, e para a Argentina, é que as vendas para o Brasil oferecem melhores preços do que em outras