Cama, Mesa, Banho e Calçados
O setor de confecções engloba diversos segmentos: vestuário, artigos para decoração, roupas de cama, mesa e banho, calçados, artigos não-tecidos, entre outros. Os produtos usualmente classificados dentro do segmento de cama, mesa, banho e copa incluem: edredons, colchas de cama, colchas de cobertura, fronhas e lençóis; centros e toalhas de mesa, guardanapos e jogos americanos; tapetes e toalhas de banho e de rosto. 2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Cama, Mesa e Banho
2.1.1 Setor têxtil
No Brasil, atualmente, existem mais de 30 mil empresas em toda a cadeia produtiva, entre elas, tecelagens, malharias, estamparias, tinturarias e confecções. O nosso país é o sexto maior produtor têxtil mundial, e o setor de confecções é o que mais emprega atualmente.
Cerca de mais de 1.400.000 toneladas de diversas matérias primas, como algodão, lã, seda, juta, poliéster, sisal são consumidas pelo parque têxtil nacional.
2.1.2 Confecção
Para se ter uma ideia da importância do setor de confecção, os artigos de cama, mesa e banho encerraram o ano de 2006 com cerca de US$ 4,54 bilhões em faturamento – o que representa um crescimento de 10% nos negócios em relação a 2004 e algo em torno de 8,5% do total previsto como receita industrial para a indústria têxtil.
Ao longo dos anos, os produtos para banho tiveram a maior participação de mercado dentro da linha lar Brasil. No entanto, entre 1990 e 2004, houve um aumento significativo na participação de produtos têxteis para decoração.
Todavia, existe uma expectativa de que os artigos de cama venham a crescer, já que esse segmento apresenta uma boa rentabilidade em razão da facilidade para criação de produtos mais sofisticados e de preços mais altos e também por não enfrentar tão forte concorrência, como nos demais segmentos. O segmento de produtos de banho, que tradicionalmente tem sido o mais importante dentro da linha lar, tem sofrido grande pressão do mercado interno nos últimos anos, por conta da importação de