Calorímetro e ciclo de carnot
Calorímetro
E
Ciclo de Carnot
Profº Aroldo G. Magdarana
Nome: Pâmela de Melo Silva
Unesp Bauru
Calorímetro
A palavra calorímetro é usada para designar um instrumento utilizado na medição de calor envolvido numa mudança de estado de um sistema. Envolve uma mudança de fase, de temperatura, de pressão, de volume, de composição química ou qualquer outra propriedade associada com as trocas de calor. As principais grandezas utilizadas quando falamos de calorímetro são quantidade de calor, capacidade térmica, calor específico e composição química.
Em outras palavras o calorímetro é um aparelho que pode medir o calor liberado ou absorvido em uma reação química. Um exemplo de calorímetro simples é um copo de isopor cheio de água que tenha uma cobertura parcialmente fechada. Um termômetro é colocado através de uma pequena abertura para medir a mudança de temperatura na água. Há também os tipos mais avançados de calorímetros.
Há alguns tipos de calorímetros avançados, como veremos a seguir:
Calorímetros Isotérmicos
São aqueles em que idealmente não há variação de temperatura durante a experiência.
Calorímetros Isoperibol
A temperatura do meio é mantida constante, independentemente da temperatura do calorímetro propriamente dito, embora se tente que as diferenças de temperatura não sejam elevadas. Conseqüentemente, as trocas de calor entre este tipo calorimétrico e o meio existem deliberadamente e, sendo devidamente controladas, a quantidade de calor permutado entre aqueles dois meios é conhecida e proporcional à diferença das respectivas temperaturas.
Calorímetros de Varredura Exploratória ou Calorimetria Exploratória Diferencial
Neste tipo de calorímetro, a temperatura no sistema calorimétrico ou a temperatura no meio podem variar de forma linear ou isotérmica e programada ao longo do tempo.
Propriedades Envolvidas nas trocas de Calor (Princípios da Calorimetria)
1. Princípios de transformações inversas: a quantidade de