Calor e processos térmicos
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CALOR E PROCESSOS TERMICOS
CURITIBA
2010
CALOR E PROCESSOS TERMICOS
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em
Ciência da Computação, da Pontifícia Universidade
Católica do Paraná, como requisito à obtenção da nota parcial na disciplina de Física II.
CURITIBA
2010
1 – Introdução
O presente trabalho tem como objetivo relatar como foram desenvolvidos os estudos sobre calor e processos térmicos durante as aulas de Física II em laboratório. Tais assuntos são de grande relevância no campo da Ciência da
Computação por se tratar de área ligada as ciências exatas e também por se tratar de uma área do conhecimento profundamente ligada á eletrônica, que leva muito a sério o impacto do calor e da dilatação.
O estudo foi desenvolvido em laboratório da Universidade com o objetivo de, através da coleta de dados diversos descobrir o calor específico de dado material e seu coeficiente de expansão linear.
2- Fundamentação Teórica
2.1 – Determinação de Calor Específico de um Material
Relação entre escalas termométricas:
Tc T f " 32 Tk " 273
=
=
5
9
5
2.1.1 - Calor
!
Em Princípios da Física, vol. 2 de Serway, o autor define calor como sendo uma medida de transferência de energia: “Em 1948, os cientistas concordaram que, como o calor é uma medida de transferência de energia, sua unidade deveria ser o joule.” Fator de conversão de caloria para Joule:
1cal = 4,168J
2.1.2 - Calor específico
!
Serway, pág. 591, define calor específico matematicamente como sendo a quantidade de energia necessária para aumentar um grau na temperatura de um corpo com certa quantidade de massa:
c"
Q mc#T 2.1.3 - Contato térmico
Segundo Raymond A. !
Serway, em Princípios da Física vol. 2, pág. 555, contato térmico é a base necessária para a passagem ou troca de energia entre corpos com diferentes