calor axial e radial
FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA QUÍMICA
CRISTIANE DE SOUZA BATTISTI
JULIANA TOLEDO
MONICA RUSSELET FARIAS
RELATÓRIO DE PRÁTICAS
CALOR AXIAL E RADIAL
Porto Alegre
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
No estudo da transferência de calor, condução térmica é a transferência de energia térmica causada por uma diferença de temperatura entre duas regiões em um mesmo meio. O fluxo de calor sempre ocorre a partir de uma região de maior temperatura para uma região de baixa temperatura, e atua no sentido de equalizar as diferenças de temperatura.
Para quantificar a facilidade com a qual um meio particular conduz calor, os engenheiros empregam a condutividade térmica, também conhecida como constante ou coeficiente de condutividade, k. A condutividade térmica k é definida como "a quantidade de calor, Q, transmitida num tempo (t) através de uma espessura (L), em uma direção normal à superfície de área (A), devido à diferença de temperatura (ΔT). Condutividade térmica é uma "propriedade" do material que é primariamente dependente da fase do meio, temperatura, densidade, e ligação molecular.
A condutância térmica de contato é o estudo da condução de calor entre corpos sólidos em contato. Uma queda de temperatura é frequentemente observada uma interface entre as duas superfícies em contato. Este fenômeno é dito ser o resultado de uma resistência térmica de contato existente entre as superfícies em contato. Resistência térmica interfacial é uma medida de uma resistência de uma interface ao fluxo térmico. Esta resistência térmica difere da resistência de contato, já que ela existe mesmo em interfaces atomicamente perfeitas, nas quais cada átomo de uma superfície esteja em posição no retículo cristalino dos sólidos, sem interstícios ou soluções de continuidade, defeitos na sua malha de átomos. Compreender a resistência térmica na interface entre dois