Call manager
2º REDES DE COMPUTADORES
CALL MANAGER
São Paulo
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC CAMPUS SANTO AMARO
2º REDES DE COMPUTADORES
CALL MANAGER
Nomes: Bruno Fonseca
Bruno Prado
Douglas Moreira
Lucas Gonçalves
Rodrigo Ogata
São Paulo
2013
Índice
1 - História e versões do sistema
2 - Componentes da Topologia
3 - Topologias
4 - Escalabilidade
5 - Protocolos
História e versões do sistema
Todos que trabalham com redes de computadores já ouviram falar da Cisco Systems, que é sem dúvida o maior fornecedor global de equipamentos como roteadores, switches, firewalls, entre outros.
Porém, a Cisco também é uma das líderes do novo mercado de Telefonia IP, tanto no ramo de PABX IP quando na parte de gateways (voice routers que fazem a conexão entre a telefonia analógica ou digital e o ambiente VoIP).
Nesta apresentação vamos falar sobre o servidor Cisco Call Manager, que é o PABX IP da empresa e é o cérebro de todo o ambiente IPT da empresa, além de ser necessário para o ambiente de Telepresence.
O Cisco Call Manager, atualmente na versão 8, é o software que controla todas as sinalizações necessárias em um PABX IP. Ele gerencia os telefones, os gateways, os recursos (como conferência, música de espera, etc), rotas de ligações, permissões de discagem, etc.
Ele não possui nenhuma entrada para placas (como E1, FXO ou FXS), mas estas conexões são possíveis com o uso de gateways, como roteadores Cisco ou outros equipamentos.
Ele não gerencia contas de voice-mail, sendo necessário para isso um servidor em separado (Cisco Unity, da própria Cisco, ou outro que possa ser integrado de forma analógica).
1997 - Selsius - CallManager 1.0
Primeira versão do sistema. Na época, era de propriedade da empresa Selsius Systems. O sistema rodava sobre Windows NT, com linguagem ASP e IIS. Nesta época, a Selsius conseguiu vender 3.000 IP Phones.
1998 - Selsius - CallManager 2.0
Segunda versão do sistema. Em