Calibração de TV
Passo1 - Reset as configurações da sua TV para o padrão de fábrica
Esse passo vai variar de modelo para modelo e, por isso, o manual do seu modelo específico deverá ser consultado, se você não souber como fazer.
Passo 2 - Reset as configurações da fonte para o padrão da fábrica (PS3/tocador blu-ray, etc)
Se for usar o PS3, você terá que configurar o modo RGB como limitado e o modo Super White como ON. Essas configurações encontram-se em Opções de Apresentação.
Passo 3 – Ajuste do gamma e da luz de fundo/luz de célula
Algumas TVs possuem uma opção de ajuste de luminosidade chamada gamma. Se for o seu caso, ajuste essa opção para a posição neutra (normalmente equivale ao zero).
Ajuste a luz de célula (plasma) ou a luz de fundo (lcd/led) de modo que a configuração fique em uma posição mediana da escala (ou próxima de mediana, mas com tendência de alta). Ex.: a configuração de luz de célula da minha TV vai de 0 a 20 e eu deixei ajustada em 13.
Passo 4 – Desligar todas as opções de processamento de imagem da TV
Essas opções vão variar de aparelho para aparelho, mas entre as opções mais comuns de processamento de imagens, podemos citar: noise reduction (redução de ruído); nois mpeg (ruído mpeg); edge enhancement (melhora da borda); black level (nível de preto).
Passo 5 – Escolher um dos modos de visualização da TV como base da calibragem
Usualmente, as TVs possuem os modos: dinâmico, padrão, filme, filme1, etc.
O consenso é que o melhor modo para calibrar a TV é o modo filme (movie) e o modo padrão (default) como segunda alternativa.
Passo 6 – Ajustar a temperatura de cor
Normalmente, as TVs têm as seguintes opções de temperatura de cor disponíveis cool (frio); normal; warm1 (quente1); warm2 (quente2).
A grande maioria das pessoas prefere calibrar usando o modo warm2 ou o modo normal (segunda opção).
Um bom teste para definir qual temperatura de cor utilizar é carregar o arquivo Grayscale Steps e alternar entre os