Calibradores
Sumário
1 Introdução 2
2 Características gerais dos trocadores de calor 2
3 Classificação dos trocadores de calor 3
4 Aplicações na indústria 7
5 Manutenção 8
6 Projeto de trocadores de calor 9
7 Conclusão 9
1 Introdução
Os trocadores de calor são estruturas projetadas para transferir energia térmica de um sistema para a vizinhança ou entre partes de um sistema. Estes equipamentos são de extrema importância para a engenharia e foram desenvolvidos para diversos campos da indústria, como usinas elétricas, usinas de processamento químico, ou em aquecimento e condicionamento de ar. Existem também aplicações domésticas bastantes comuns como em geladeiras e ar condicionados.
Esse equipamento foi projetado para trocar calor entre fluidos, segundo as leis da termodinâmica, e, portanto proporcionar o reaproveitamento da energia térmica presente nos fluidos quentes. Dessa forma, ao conservar a energia, os trocadores de calor tornam-se importantes ferramentas para a preservação do meio ambiente.
2 Características gerais dos trocadores de calor
A troca térmica entre os dois sistemas, fluído quente e fluido frio nos trocadores de calor pode ser feita entre sistemas separados ou misturando os fluídos.
Este processo é utilizado para os mais diversos propósitos práticos: aquecimento, refrigeração, condicionamento de ar, usinas de geração de energia, plantas químicas, plantas petroquímicas, refinarias de petróleo, processamento de gás natural e tratamento de águas residuais, entre outros.
O funcionamento dos trocadores de calor é baseado em três princípios básicos:
1) Mistura dos fluídos:
Dois fluídos de temperaturas diferentes se misturam em um único sistema, alcançando uma mesma temperatura final. Pode ocorrer tanto em ambiente aberto, quanto em sistema fechado.
2) Armazenagem intermediária: Os fluídos quente e frio percorrem alternadamente a mesma passagem. Quando o fluído quente atravessa a