Caldeira
_ Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.
Aplicabilidade
Sua aplicabilidade e bastante abrangente, pois o vapor produzido por esses equipamentos são utilizados de varias formas, tais como.
-Agente produtor de trabalho, para acionamentos mecânicos de bombas, turbogeradores, compressores, ventiladores, etc.
-agente de aquecimento e secagem de produtos em tanques, estufas e linhas,
-Agente de arraste em ejetores para produção de vácuo (condensadores de turbinas, torres de destilação a vácuo, etc.)
-Agente de limpeza esterilização
-participante direto no processo produtivo, como matéria-prima. Alem das indústrias, outras empresas utilizam cada vez mais o vapor gerado pelas caldeiras: restaurantes, hotéis, hospitais, frigoríficos.
Principais tipos de caldeiras
Muitos são os tipos de caldeiras, por esta razão serão abordados os dois tipos mais utilizados nas indústrias. Aquatubulares Flamotubulares
Caldeiras flamotubulares
No primeiro caso, os gases quentes passam por dentro de tubos, ao redor dos quais está a água a ser aquecida e evaporada. Os tubos são montados à maneira dos feixes de permutadores de calor, com um ou mais passos dos gases quentes através do mesmo; (figura 01) . As caldeiras flamotubulares são empregadas apenas para pequenas capacidades e quando se quer apenas vapor saturado de baixa pressão. Esse é um tipo de caldeira muito simples com pressão limitada a 15kgf/cm², são mais comuns do que as aquatubulares por serem mais baratas e suportarem melhor qualquer tipo de combustível ,alem de serem menores e ocuparem menos espaço pois