calculo mortal
O trabalho apresenta uma análise crítica do filme Cálculo Mortal, do ponto de vista da criminalística onde após um relato geral serão apontados os aspectos positivos e negativos na visão da criminalística.
A trama mostra dois jovens estudantes perturbados que desejam cometer o crime perfeito, os jovens Richard, e Justin acreditam ser capazes de ludibriar a polícia, onde decidem cometer um assassinato cuidadosamente estudado e sem motivo aparente, apenas para provar seu sórdido ponto de vista e ficam aguardando as investigações. Porém, a dupla de detetives Cassie e Sam, sentem que há algo muito estranho no caso.
O corpo da vítima é encontrado em uma vala as margens de um rio próximo a cidade, onde os investigadores que chegam ao local procuram preservar ao máximo os vestígios, desde sua movimentação (andando em linha reta e ambos pisam no mesmo local) para fins de coleta do material encontrado.
Durante as investigações, a perícia procura identificar os tipos de materiais encontrados, sendo encontradas várias pegadas no local, e quando identificadas foi constatado que era de uma bota de valor altíssimo, e ao conferir junto ao fabricante a polícia localiza um dos estudantes, o qual demonstra estar nervoso ao ser questionado, deixando com isto uma suspeita quanto a sua possível participação. Baseada em sua intuição a policial Cassie prossegue nas investigações, verificando inclusive um fio de tecido encontrado na vítima, o qual seria de um carpete, que após investigado verificou-se que na casa do zelador do colégio havia um carpete do mesmo material, e a analise do vômito constatou-se tratar de caviar e que após investigado chegou-se ao outro aluno do colégio o qual passou na ser investigado, a policial Cassie deslocou até a residência do mesmo onde após analise do lixo foi encontrado uma ponta de cigarro, que analisou-se o DNA da saliva sendo constatado ser de um dos estudante. Fechando dessa forma o cerco em torno das