administração Estratégica
ISABELA BUZATTO DE LIMA
LUCAS MARTINS ROSA
NAYARA EULALIO MENDONÇA BATISTA
A arte da guerra versus Administração
FRUTAL
2012
GUILHERME OLIVEIRA ALVES
ISABELA BUZATTO DE LIMA
LUCAS MARTINS ROSA
NAYARA EULALIO MENDONÇA BATISTA
A arte da guerra versus Administração
Trabalho apresentado ao curso de Administração da UEMG, na disciplina de Administração Estratégica, com a finalidade de obter nota sob a orientação do Prof. Altino Machado.
FRUTAL
2012
A ARTE DA GUERRA X ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
SUMÁRIO
CAPÍTULO 3
Estratagemas: Planejando o ataque ____________________ 04
CAPÍTULO 4
Posicionando-se: A visão da Administração ______________06
CAPÍTULO 8
Adaptabilidade : Melhoria contínua_____________________07
CAPÍTULO 3
Estratagemas: Planejando o ataque
Nas batalhas as quais aprendemos nas aulas de historia, vemos que os muitos soldados enfrentaram as dificuldades de encontrar estratégias e de planejar os ataques e as questões (fraquezas) que poderiam ser atacados. Assim como nos tempos antigos temos hoje as batalhas rotineiras com as transações nos negócios. Em alusão ao passado, a batalha que enfrentamos hoje nos coloca frente a um inimigo o qual compete não tanto o território, mas sim, o dinheiro daqueles que ali ocupam.
Para um administrador (gestor) controlar uma empresa ele tem que usar varias artimanhas para ter uma organização de sucesso – bem sucedida – e unida, se esta mesma for dividida ela não terá o sucesso buscado. Dentro de uma organização os departamentos têm de ser unidos e obterem uma boa comunicação entre si, pois se forem desunidos e houver uma péssima comunicação entre si, ficam ineficazes. As equipes devem obter em mente tal fato para serem produtivas, pois se forem desunidas poderá ocorrer um desperdício nas