Calculo Hidrologico Pequenas Obras
OBJETO - PROJETO DE BARRAMENTO
OBJETIVO - PAISAGISMO E FECHAMENTO
PROPRIEDADE - CHÁCARA DA PONTE, antiga CHÁCARA STA MARIA
PROPRIETÁRIO - RODOLFO GALVANI JUNIOR
1- LOCALIZAÇÃO:
A barragem localiza-se nas proximidades do Bairro Alegre, município de São João da Boa Vista, especificamente nas Coordenadas UTM Datum Córrego Alegre W= 320.067,25 e N=7.569.338,54 quadrícula 23K.
2- DIMENSIONAMENTO DO VERTEDOR:
Para o dimensionamento do vertedor, utilizaremos o Método I-PAI-WU, que pode ser aplicado para bacias com áreas de drenagem de até 200 km². O reservatório não será utilizado para amortecimento da onda de cheia. Temos então o seguinte roteiro de cálculo:
2.1- DECLIVIDADE DO TALVEGUE PRINCIPAL
Tomando como apoio a CARTA IBGE Folha SF-23-V-C-VI-4 ( Setor Vetorizado AutoCad). Com resolução via AutoCad determinamos a Bacia de Contribuição para o ponto do projeto, com área de 36,1776 hectares, ou sejam 0,362 km².
A declividade equivalente do talvegue principal é dada pela expressão abaixo:
S=(L/soma (l/i0.5))2 , onde:
L= comprimento total do talvegue em metros; l = comprimento de cada trecho em metros; i = declividade de cada trecho em metro/metro;
S= declividade equivalente do talvegue em metro/metro.
2.2- DETERMINAÇÃO DO FATOR DE FORMA: O fator de forma da bacia de contribuição é dado pela seguinte expressão:
2.3- TEMPO DE CONCENTRAÇÃO:
O tempo de concentração da bacia de drenagem no ponto de projeto da barragem será calculado pela expressão: tc = 57 ( L2/S)0.385 onde:
( adotaremos tc = 10 minutos )
2.4- CHUVA DE PROJETO:
O período de retorno para o presente projeto é de 100 anos. Para o cálculo a chuva de projeto, utilizamos a equação de São José do Rio Pardo, por ser a equação de que dispomos, para um ponto mais perto da bacia em análise:
A equação foi nos cedida pelo caro engenheiro Ricardo Riskallah Risk, do DAEE, transcrita abaixo:
ItT= 24,1997*(t+20)-0,8367 +