Calculo estequiometrico
Por exemplo, Quantos mols de HCl são necessários para produzir 20g de cloreto de sódio? Daí você precisa saber que o cloreto de sódio é NaCl, a fim de armar a equação.
Para armar a equação você tem que dominar conceitos de ácido, base, sal, etc. O HCl é um ácido, e o NaCl é um sal. Você sabe que NaCl é um produto, um resultante da soma do HCl com algo. Sendo HCl ácido, e o resultante um sal, sabemos que o que será somado ao HCl é um base, porque ácido + base > sal + h20
Fica: HCl + NaOH > NaCl + H20
Por que Na com o OH? Porque toda base tem a hidroxila OH. É a caracteristica delas. E por que Nacl + H20? Porque toda formação de sal libera água.
Após isso é necessário o balanceamento, que seria igualar a quantidade de mols dos envolvidos. Há 1 HCl no reagente, então deve haver 1 no produto, e assim vai... mas não necessariamente um, podem variar. Nesse caso é 1.
Balanceado, fica: 1HCl + 1NaOH > 1NaCl + 1H20.
Na regra de três, você põe que o fulano cujo a massa foi dado equivale 1mol (1 porque foi o número frente a ele no balanceamento) assim como o cicrano cujo quer saber o mol equivalendo 1 também. Pela mesma razão.
1 mol de HCl --------- 1 mol de NaCl
No entanto, para completar, será necessário achar a massa primária do NaCl, fora a que ele já deu. Para saber a massa primária, você soma a massa molar do Na com o do Cl e acha: Na (23) + Cl (35,5) = 58,5 g/mol (veja tabela periodica).
Então fica:
1 mol de HcL ------- 58,5g de NaCl x mol de HCl ------- ao valor dado na questão, 20g.
________________________________
20g de HCl equivalem a 0,34mol de HCl, desde que 20/58,5 dá isso.