Calculo estatico
A primeira observação histórica foi dada por Leonardo da Vinci, em 1502, que percebeu que a quantidade de água que escoava em um rio era a mesma em qualquer parte, independente da largura, profundidade, inclinação e outros. Porém os primeiros dispositivos práticos surgiram principalmente com os trabalhos dos pesquisadores Bernoulli e Pitot, com o nascer da era industrial, a partir de onde se desenvolveram rapidamente.
Hoje em dia, pode-se encontrar em diversas aplicações diárias como o hidrômetro de uma residência, em estações de tratamento, o marcador de bomba de combustível, além de ser de necessidade imperiosa nos processos industriais, nos quais seriam dificilmente controlados ou operados de forma segura e eficiente.
A escolha de um instrumento para medição de vazão apropriada depende de vários fatores. Dentre eles pode-se destacar a exatidão desejada na medição, o tipo de fluido a serem medidas (líquido ou gás, sujo ou limpo, número de fases, dentre outros), condições termodinâmicas como níveis e faixa de pressão e temperatura nos quais o medidor deve atuar espaço físico disponível, custo, etc.
2-OBJETIVOS
O objetivo deste relatório, é justamente descrever experimentos realizados com um tipo de fluido, a água.
Onde a ira percorrer um circuito hidráulico em condutos de PVC, onde iremos analisar para diferentes vazões, e diferentes condutos as perdas de carga distribuídas em cada vazão analisadas.
3 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Perda de carga é a energia perdida pela unidade de peso do fluido quando este escoa. Termo muito utilizado em engenharia e mecânica dos fluidos.A perda de carga num tubo ou canal, é a perda de energia dinâmica do fluido devido à fricção das partículas do fluido entre si e contra as paredes da tubulação que os contenha.Podem ser contínuas, ao longo dos condutos regulares, acidental ou localizada, devido a circunstâncias particulares, como um estreitamento,