Calculo Da Linha De Vida
LINHA DE VIDA
CONTRATANTE: INCORPORADORA DP LTDA
ENDEREÇO: LAURO RICIERI BORTOLON – MARAU/RS
CNPJ: 10.552.886/0001-30
ENDEREÇO DA OBRA: RUA PEDRO MISTURA, 1159 – JARDIM DO SOL
Elaborado: Everton Gaspodini
Engenheiro Mecânico
Engenheiro de Segurança do Trabalho
CREA 91.503
Data do Projeto: 16 de Dezembro de 2014.
1.0 Objeto O presente memorial objetiva demonstrar a segurança da linha de vida executada com cabo de aço destinada a impedir a queda de trabalhadores a ela fixados através de talabarte e cinto de segurança tipo paraquedista.
2.0 Critérios de dimensionamento e legislação
O dimensionamento será realizado buscando conformidade com as especificações da norma regulamentadora NR 18 e para determinação das cargas de queda será utilizado os critérios estabelecidos pelo OSHA (Occupational Safety and Health Administration) que é a agência federal encarregada da aplicação da legislação de segurança e saúde do Ministério do Trabalho dos Estados Unidos EUA. Os critérios OSHA foram utilizados como referencia uma vez que a legislação brasileira não estabelece cargas e condições de execução deste tipo de sistema. Como literatura auxiliar utilizou-se o livro “Introduction to Fall Protection” J. Nigel Ellis – 2000.
2.1 Regras para trabalhos e telhados estabelecidas na Norma Regulamentadora NR18
18.18 Telhados e Coberturas (Alterado pela Portaria SIT n.º 114, de 17 de janeiro de 2005). 18.18.1 Para trabalho em telhados e coberturas devem ser utilizados dispositivos dimensionados por profissional legalmente habilitado e que permitam a movimentação segura dos trabalhadores. 18.18.1.1 É obrigatória a instalação de cabo guia ou cabo de segurança para fixação desegura dos trabalhadores. 18.18.1.1 É obrigatória a instalação de cabo guia ou cabo de segurança para fixação de mecanismo de ligação por talabarte acoplado ao cinto de segurança tipo pára-quedista.
(Alterado pela Portaria SIT n.º