Caixa de revelação artesanal para serigrafia
1.1. Como confeccioná-la?
Como a proposta inicial deste estudo é dar condições de aprendizado para os curiosos, os estudiosos e amantes das técnicas de impressão gráfica e por sua vez a serigrafia é a grande celebrada, aqui foi proposto um estudo sobre suas origens, suas aplicações, suas problemáticas sejam estas como artesanato, arte ou ação educativa, e por fim o custo beneficio para o ensino da técnica.
Já que para desenvolver um material de conteúdo completo sobre a técnica, de seu histórico à prática voltada ao público em geral dever-se-ia ter em mente um orçamento compatível à comunidade de baixa renda, assim sendo, o objetivo foi alcançado com um projeto de custo médio de R$ 10,00 o kit básico para material de aprendizado da serigrafia, seja este para sala de aula ou oficina. Este kit é composto por mesa de luz completa, uma base para revelação – no caso uma tela em nylon; um suporte para arte em acetato já com emulsão aplicada, pronta para uso, e uma apostila com noções básicas de iniciação à serigrafia.
Para iniciar a pesquisa e concretizar a ideia de uma caixa reveladora confeccionada em papelão reutilizado, mas para isso era necessário ser feito teste de resistência para conhecer durabilidade e desenvolvimento no processo de impressão.
O primeiro experimento foi bem resolvido, pois apesar da maleabilidade um revestimento externo com fita crepe possibilitou maior sustentação, mas em outros casos um papelão mais rígido seria o mais apropriado, por conta do custo beneficio que o projeto propõe.
Para produzi-la é simples e os materiais bastante acessíveis, tais como: papelão ou caixa de papelão, bocal e lâmpada, fiação e plug elétrico, cola, papel alumínio.
Em passo a passo esclarecerei em imagens como montar uma caixa de revelação.
Passo 1:
Cortar 10cm do fundo de uma caixa de papelão, de aproximadamente 50cm de altura.
Passo 2:
Desenhar formas com topo de 10cm [centralizado] que afunilem