Caiapos
ALUNOS: ALAN FREITAS & IGOR DOS SANTOS
SÉRIE: 8ª ÚNICA DATA: 22/08/12 PROFª: VALCI
DISCIPLINA: ARTES
LAGARTO-SE
2012
CAIAPÓ Caiapó (ou caipô) é bailado folclórico de origem indígena. Aparece em alguns estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A dança relembra o episódio ocorrido na fase da colonização lusitana, narrado pela tradição oral indígena, quando uma bugrinha foi raptada pelos portugueses. É dança interpretada por um número de trinta a cinquenta figurantes, trajados de índios.
A TRIBO CAIAPÓ Os índios caiapó pertencem à família linguística 'jê'. Em São Paulo viveram os Caiapó do Sul, que foram duramente combatidos pelos bandeirantes, e se deslocaram para o interior do país.
O TEMA DO BAILADO
O tema do bailado se desenvolve em torno do fato ter sido o Curumim (menino índio) atacado por um homem branco. Todos os companheiros ficam em torno dele. Morre o curumim. Em desespero a tribo suplica ao pajé, para ressuscitá-lo com as suas artes mágicas. O ritual se processa por meio de baforadas de fumo e exuberante mímica.
Uma vez ressuscitado a dança continua, agora em outra praça. O mesmo drama é repetido. Um drama em palavras, sem música, apenas com o ritmo para acompanhar os passos.
PARTICIPANTES Participam do Bailado do Caiapó dez ou doze elementos: curumim, cacique ou pajé e os demais dançadores. Em algumas cidades apresenta-se mais um participante o porta-bandeira ou estandarte.
AS ROUPAS
A vestimenta é de capim barba de bode, capim membeca. Usam colares de pena de galinha, de preferência galinha-de-angola. As partes descobertas do corpo são pintadas de azul. Usam roupas imitando índios: Sobre o calção colocam um saiote de penas, usam cocar de penas coloridas, busto nu e pintado. Alguns amarram penas nas pernas, como uma jarreteira. Quando não pintam o rosto usam máscaras, com grandes penachos pintados de cores estranhas.