CADÊNCIA FRÍGIA_Artigo

2063 palavras 9 páginas
CADÊNCIA FRÍGIA: DE MONTEVERDI A METALLICA
A cadência frígia tem um som muito peculiar e muito marcante, de fácil reconhecimento até mesmo para um leigo; é um tipo de cadência que ouvimos há séculos e podemos encontrá-la em diversos gêneros e estilos musicais.
Monteverdi (1567-1643) é um compositor italiano Renascentista. Na verdade, ele é um compositor de transição entre o Renascimento e o Barroco. A escolha desse compositor deve-se ao fato de ter sido um expoente da abordagem moderna da harmonia e da expressão musical do texto. Nesta época o termo cadência ainda não era pensado como atualmente, mas já podemos encontrar a sua utilização.
Primeiramente, vamos esclarecer alguns termos antes de falarmos sobre a cadência frígia em si, e em seguida apresentá-la nos mais variados gêneros e estilos musicais.
Cadência é a conclusão ou pontuação em frase musical; a fórmula na qual tal conclusão se baseia. As cadências são o modo mais eficiente de afirmar ou estabelecer a tonalidade de uma passagem, portanto, isto está vinculado ao sistema tonal.
Os tipos mais comuns de cadências são:
1) Cadência Autêntica. Há dois tipos de cadência autêntica:
a) Cadência Autêntica Perfeita (CAP) - Quando o V grau (em estado fundamental, com ou sem 7ª) resolve no I grau (em estado fundamental). A fundamental do I grau deve estar na voz mais aguda do acorde, formando assim um intervalo de oitava justa entre o baixo (nota mais grave) e o soprano (nota mais aguda). Tem um caráter completamente conclusivo. Seu uso normalmente está ligado à final de música e final de período.
Exemplo de cadência autêntica perfeita no modo maior

Exemplo de cadência autêntica perfeita no modo menor

b) Cadência Autêntica Imperfeita (CAI) - Há diferentes tipos. A mais importante é aquela que a voz mais aguda pontua na terça ou quinta do I grau. Devido a isso, temos uma sensação relativamente conclusiva. Essa leve suspensividade deve-se mais aos aspectos melódicos do que harmônicos. É aplicada mais em frases

Relacionados