Cadeia Alimentar
Cadeia alimentar
Todos os seres vivos precisam de energia para sobreviver e esta energia é obtida a partir do alimento que eles retiram do ambiente. Os seres vivos possuem diferentes formas de obter seus alimentos, e por isso existe a cadeia alimentar. Conheça um pouco mais sobre ela agora.
Definição
Os seres vivos possuem um ciclo de vida, onde nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Além do ciclo de vida, há o ciclo da cadeia alimentar.
A cadeia alimentar, também conhecida como cadeia trófica, é um ciclo pelo qual os animais passam que surge no produtor e terminar no decompositor, passando pelos níveis tróficos. Neste último nível, os decompositores reciclam a matéria orgânica, iniciando o ciclo outra vez.
Para que haja um equilíbrio ecológico é preciso haver a interação das trocas e das relações que os seres vivos estabelecem entre si e com o meio ambiente.
A energia para sobreviver
As cadeias alimentares são ligadas diretamente em uma rede alimentar ou rede trófica. Essa rede tem início pelas plantas, que convertem a energia solar em energia química.
Sem a existência da radiação solar não seria possível existir um ecossistema, pois é partir dela que é feita a fotossíntese, processo que é responsável pela produção de energia nas plantas.
Todos os seres vivos precisam de energia para produzir as substâncias que são necessárias para que haja vida e reprodução deles. Existem basicamente duas formas de obter energia: através da energia do Sol (nos seres clorofilados) e através da alimentação dos seres clorofilados (nos seres não-clorofilados).
Os componentes da cadeia alimentar
A cadeia alimentar é composta pelos produtores, consumidores e decompositores. Veja um pouco mais sobre cada um deles a seguir:
Produtores: estes são organismos autótrofos clorofilados, ou seja, aqueles que produzem o próprio alimento