Cabeamento
Histórico
Prof. Murilo T. L. Leite – murilo.leite@gmail.com
Os primeiros computadores eram maquinas de grande porte , chamados Mainframes. Estas maquinas centralizavam todo o processamento de informações e os usuários acessavam os dados resultantes ou inseriam dados nessas maquinas através de terminais ditos ‘burros’ , pois não possuíam nenhum poder de processamento. Estes terminais eram somente um teclado, para inserção de dados, e uma tela, para leitura do resultado.
Prof. Murilo T. L. Leite – murilo.leite@gmail.com
Para diminuir a dependência de uma única central de processamento, e evitar este tipo de problema, surgiu no mercado uma tendência denominada “Downsizing”, com os computadores ficando menores, mais especializados, mais fáceis de serem operados. Desta maneira, ao invés de termos uma única central de processamento em nossa empresa, passamos a ter diversas delas, casa uma realizando as operações para as quais foi projetada.
Prof. Murilo T. L. Leite – murilo.leite@gmail.com
Essa tendência foi se aprofundando até que chegamos praticamente a ter um computador para cada funcionário e isto gerou um novo problema. Imagine um funcionário do departamento fiscal, emitindo uma nota fiscal sem saber se o produto existe ainda no estoque. E o computador, solicitando a compra de matéria prima que esta no fim para um produto que já não é mais fabricado. É claro que não podemos ter estes computadores independentes. Eles precisam compartilhar informações, arquivos, software banco de dados, impressoras, enfim precisam estar em rede.
Prof. Murilo T. L. Leite – murilo.leite@gmail.com
As primeiras redes eram fechadas, isto é, o usuário necessitava aceitar o que o fabricante daquele tipo de rede oferecia em termos de hardware e software, pois não havia interoperabilidade entre as redes que não fossem montadas pelo mesmo fabricante. Cabos, conectores, protocolos, equipamentos e acessórios eram proprietários, cada empresa