Cabeamento estruturado
FACULDADE DE TECNOLOGIA
CURSO DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
Pesquisa individual
César Thomé Rodrigues
Normas EIA/TIA para Cabeamento Estruturado
SALTO
2012
Com o crescimento do uso das redes locais de computadores e a agregação de novos serviços como voz, dados, telefonia e internet, surgiu a necessidade de se estabelecer critérios para ordenar e estruturar a cabeação dentro das empresas. Com este objetivo, comitês da EIA/TIA propuseram normas e procedimentos, sob o ponto de vista da instalação, avaliação de desempenho e soluções de problemas, para a integração da cabeação de redes, de telecomunicações e de controle, para prover os serviços citados.
Este trabalho apresenta e informa onde localizar os principais tópicos das Normas de Cabeação Estruturada EIA/TIA.
EIA/TIA 568 - Especificação geral sobre cabeamento estruturado em instalações comerciais.
EIA/TIA 568-B é o conjunto de três padrões de telecomunicações da Associação das Indústrias de Telecomunicações. Os três padrões são ANSI/EIA/TIA-568-B. 1-2001 formalmente chamado de, - B.2-2001, e-B. 3-2001.
Os padrões EIA/TIA-568-B foram publicados em 2001. Eles substituem o padrão EIA/TIA-568-A um conjunto de padrões que atualmente está obsoleto.
A norma é muito conhecida pela característica do cabeamento EIA/TIA-568-B. 1-2001 que são Oito condutores de fios 100-ohm balanceados e trançados. Estes condutores são nomeados T568A e T568B, e freqüentemente se refere (erroneamente) como EIA/TIA-568A e EIA/TIA-568B.
Os padrões são relacionados ao cabeamento de edifícios comerciais para produtos e serviços de telecomunicações de diversos fornecedores.
Também fornecem informações que podem ser usadas para projetos de produtos de telecomunicações para as instalações.
O propósito desta norma é fornecer um padrão para o projeto e a instalação que ofereça uma ótima relação custo / benefício seja na construção do empreendimento como nas mudanças