Caatinga
Mazama gouazoubira, conhecido popularmente por veado-catingueiro, veado-virá, virá, virote, guaçutinga, guaçucatinga e guaçubirá,3 é uma espécie de cervídeosul-americano de pequeno porte, do gênero Mazama. É um cervídeo de pequeno porte, pesando cerca de 18 kg.5 Mede entre 88,2 e 106 cm de comprimento e possui entre 50 e 65 cm na altura da cernelha.4 A coloração varia desde o avermelhado até o cinza, com cor mais clara no ventre, e áreas brancas na parte inferior da cauda e interior das orelhas.5 Possui uma mancha branca acima dos olhos, que é característica dessa espécie.5 São animais geralmente diurnos e solitários, mas podem formar pequenos grupos em período de escassez de alimentos.6 Sua dieta se constitui principalmente de frutos e folhas. A gestação dura cerca de 7 meses e dão à luz um filhote por vez.6 Este, nasce com pintas brancas na pelagem, que desaparecem depois de 3 ou 4 meses.6 O ciclo reprodutivo do veado-catingueiro é rápido, com as fêmeas podendo ter até duas prenhez por ano.6
- Preá
Cavia aperea, vulgarmente conhecido como preá ou bengo1 , é um roedor de ampla distribuição na América do Sul, do gênero Cavia, família dos caviídeos. Mede cerca de 25 cm de comprimento. Possuem pelagem cinzenta, corpo robusto, patas e orelhas curtas, incisivos brancos e cauda ausente. É aparentado com oporquinho-da-índia (Cavia porcellus). É predado por aves de rapina, cobras, canídeos e felinos selvagens, bem como cães e gatos domésticos de propriedades rurais.
- Gambá
O gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) é um marsupial comumente encontrado no Brasilinteiro. Vive em vários ecossistemas, como o cerrado, a caatinga, os banhados e o pantanal, habitando capoeiras, capões, matas e áreas de lavoura, além de se adaptar muito bem à zona urbana, onde encontra farta e variada alimentação em meio aos dejetos domésticos.
Como todo gambá, ele também emite líquido fétido das glândulas axilares, que utiliza