by me
Sl 78.14-16
Israel entrou no Egito por meio de José, junto com seu pai Jacó e seus irmãos. O que era bom aos olhos de Faraó, pois Jacó o abençoou (Gn 47.7). Passando-se muitos anos, eis que se levantou no Egito um rei que não conhecia a José, e disse: “Eis que o povo dos filhos de Israel é muito e mais poderosos do que nós” Ex 1.9; e os egípcios impuseram sobre o povo de Israel maiorais de tributos, e o interessante era que “quanto mais o afligiam, mais cresciam e multiplicavam” Ex 1.12.
A ousadia de Faraó foi maior quando ordenou que lançasse ao rio, todos os filhos varões recém-nascidos de Israel. Mas foi nessa que nasceu Moisés – o que foi tirado das águas (significado do nome Moisés) – Teria a Missão de tirar o povo de Israel do Egito. Moisés mata um egípcio para salvar um hebreu, depois foge (…). Já em Ex 3.7 o Senhor disse: “ Tenho visto atentamente a aflição do meu povo… portanto desci para livrá-los”. A descida de Deus não foi em vão. O Senhor não queria livrar o povo apenas da garra de Faraó, o grande EU SOU queria mais, queria mostrar que só Ele era o único e verdadeiro Deus.
Em Ex 7.10,11 Moisés lança seu cajado ao chão e o torna em serpente – Faraó e seus magos o mesmo faz; mas a serpentes de Faraó são tragadas pela serpente de Moisés. Deus humilhava à Faraó. Enquanto isso o coração de Faraó endurecia mais. Deus enviou dez pragas ao Egito, foram elas: águas em sangue, rãs, piolhos, moscas, a peste dos animais, das úlceras, saraivas, gafanhotos, trevas e por último a morte de todos os primogênitos de faraó. Deus queria completar suas maravilhas no Egito, e deixou o povo de Israel sobre aviso; em Ex 11.1b “E quando vos deixarem ir totalmente, a toda pressa vos lançará daqui”. Em Ex 12.37 diz: “Seiscentos mil homens israelitas partiram do Egito, sem