BVHNVN
323 palavras
2 páginas
Todas as ferramenta de corte de cerâmica possuem excelente resistência ao desgaste com altas velocidades de corte. Há uma variedade de classes de cerâmica disponível para diversas aplicações.Cerâmicas com óxido são à base de óxido de alumínio (Al2O3), com zircônio (ZrO2) para inibição de trincas. Isto gera um material quimicamente muito estável, mas que não tem resistência a choque térmico.
(1) Cerâmicas mistas são partículas reforçadas pela adição de carbonitretos ou carbonetos cúbicos (TiC, Ti(C,N)). Isto melhora a tenacidade e a condutividade térmica.
(2) Cerâmicas reforçadas com Whisker usam whiskers de carboneto de silício (SiCw) para aumentar dramaticamente a tenacidade e permitir o uso de refrigerante. Cerâmicas reforçadas com Whisker são ideais para usinagem de ligas à base Ni.
(3) Cerâmicas de nitreto de silício (Si3N4) representam outro grupo de materiais cerâmicos. Seus cristais alongados formam um material autoreforçado com alta tenacidade. Classes de nitreto de silício são bem-sucedidas em ferros fundidos cinzentos, porém a falta de estabilidade química limita seu uso em outros materiais da peça.
Cerâmica Sialon (SiAlON) combinam a resistência de uma rede autorreforçada de nitreto de silício com estabilidade química aprimorada. As classes Sialon são ideais para usinagem de superligas resistentes ao calor
Aplicações
As classes de cerâmica podem ser aplicadas em uma ampla variedade de aplicações e materiais; na maioria das vezes, operações de torneamento com alta velocidade mas também em operações de canais e fresamento. As propriedades específicas de cada classe de cerâmica permitem alta produtividade quando aplicadas corretamente. Saber quando e como usar as classes de cerâmica é importante para uma operação bem-sucedida.
Limitações gerais da cerâmica incluem resistência a choques térmicos e tenacidade para quebra.