BUZAN - From International System to International Society: Structural Realism and Regime Theory Meet the English School
Barry Gordon Buzan: é Professor emérito de Relações Internacionais na London School of Economics e Professor honorário da Jilin University e da Universidade de Copenhague. Junto com Ole Waever, é um dos expoentes da Escola de Copenhague. Entre seus interesses acadêmicos estão os aspectos regionais da segurança internacional, realismo estrutural, Escola Inglesa e sociedade internacional.
Contexto da Obra: Buzan escreve em 1993, dentro do 4º debate das RI. Porém, no texto apresentado, o autor pretende reformular a Escola Inglesa (3º debate) e o conceito de sociedade internacional agregando o Realismo Estrutural (3º debate) e a Teoria de Regimes (aperfeiçoada no 3º debate).
Tese Geral: O autor afirma que a sociedade internacional deve ser (re)definida, uma vez que as propostas dos paradigmas do Realismo, Liberalismo e até mesmo da Escola Inglesa se mostraram insuficientes ao delinear parâmetros que diferenciem o sistema internacional, a sociedade internacional e o sistema mundial. Buzan, para explicar o surgimento da sociedade internacional, usa a ideia dos círculos concêntricos de responsabilidade, interesse e comprometimento, nos quais essas ideias são mais fortes e concretas no núcleo e vão perdendo intensidade conforme se encontram nos anéis mais externos do arranjo.
Perguntas: 1- O que é sistema internacional e o que é sociedade internacional? Como é formada a sociedade internacional? 2- Como a sociedade internacional se relaciona com a sociedade mundial? São complementares ou antagônicas? 3- Como surge a sociedade internacional como produto da lógica da anarquia?
Nível de análise: Predominantemente sistema internacional, mas também há referências aos níveis regional, Estado e indivíduo.
Argumentos:
O artigo é