Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar
Muitos do povo de Deus, após a libertação do exílio, ainda permaneciam na Babilônia, sem a direção de Deus, fora da Aliança.
Deus fala pela boca do profeta exortando de forma figurada, fazendo propostas muito atraentes "comprar sem dinheiro", "vida abundante", "uma Aliança Perpétua", v.1 mas tem uma condição: Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto - v.6.
Na verdade, este povo desgarrado e desorientado está sendo conclamado para viver a Graça do Reino de Deus.
Podemos entender que Isaías está profetizando um tempo de Graça , para aquele povo e para o futuro, através de Jesus Cristo: Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede - João 6:35.
Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Isaías 55:6)
Será que amamos a Deus? Será que queremos servi-lo?
É muito comum que as pessoas se voltem para Deus nos momentos difíceis, de angustia e de sofrimento, não temos por fundamento um encontro com Deus, mas sim a solução dos problemas ou do que ele pode fazer em nosso favor. é preciso ter essa busca como uma fonte de água (55;1) devemos ter como objetivo a Deus e não os seus favores ou suas benções, devemos ter como objetivo o doador e não as dádivas.
(Salmos 105:4) - Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente.
Se não se sente seguro com o relacionamento com Deus, é por faltar uma intimidade, ou uma busca continua, ou por meramente buscá-lo por uma alternativa, e não por uma dependência, depender de Deus significa cumprir sua vontade, significa andar com ele, ter paciência, compreender sua natureza, estreitar o relacionamento com que se relaciona com Ele, reconhecer sua existência assim como sua bondade e que consiste em sua misericórdia :
(Deuteronômio 5:10) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Buscar a face de Deus quer dizer em conhecê-lo: Resumindo Procure