Bullying-síndrome de tourette
Público Alvo: alunos dos 6º anos.
Objetivo: Oportunizar aos alunos um momento de formação sobre os valores da vida e sobre a forma com que os mesmos lidam com as diferenças.
Justificativa: Diante das dificuldades encontradas pelos professores e coordenadores em lidar com situações desagradáveis que vêm ocorrendo com esses alunos, pensou-se em desenvolver este projeto a fim de expor aos alunos formas corretas de lidarem com os acontecimentos do dia a dia.
Metodologia: Será realizada uma tarde formativa, onde os alunos serão convocados a virem para a escola e poderão assistir ao filme “O primeiro da classe”, que fala de um assunto seríssimo, porém ainda negligenciado e desconhecido pela sociedade, a Síndrome de Tourette. O filme mostra o preconceito que Brad Cohen (Jimmy Wolk) sofreu por toda a sua vida por fazer alguns "barulhos" estranhos, próprios da síndrome. As pessoas não entendiam, achavam que era uma brincadeira de mau gosto e o desprezavam e o castigavam por isso (inclusive o seu próprio pai o maltratava). Mas ele não se deixou abater e mostrou que era superior a qualquer tipo de preconceito e então resolveu dar aulas para crianças, coisa que ele amava e sempre sonhou em fazer. E se tornou o professor mais amado entre seus alunos. É um exemplo de superação! Em recompensa a tanto esforço, encontra uma moça que o enxerga através de sua síndrome e vê apenas suas qualidades, mostrando que o preconceito não leva a nada e o amor quando é verdadeiro supera tudo. O filme é baseado em uma história verídica, e é cheio de surpresas, muito emocionante! Isso nos serve de lição para aprendermos a superar nossos problemas ( por maiores que sejam) e dar a volta por cima.
Após assistirem ao filme será realizado um debate colocando-os para pensar sobre o que estão fazendo com os colegas e com eles mesmos, não sabendo lidar com o NÃO e com as diferenças que cada um possui.
Resultados: Espera-se que o grupo melhore as condutas dentre e fora da