Budismo
Budismo é uma religião e filosofia não-teísta que abrange uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda. Buda viveu e desenvolveu seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano, entre os séculos VI e IV a. C.3 . Os adeptos acreditam que a tradição buddhista abrange e transcende todos estes aspectos. Como religião, o budismo procura "religar" as pessoas (re-ligare) à verdadeira natureza. Como filosofia, enfatiza o "amor à sabedoria" (philo-sophia) no sentido mais elevado. E como psicologia, oferece um vasto "conhecimento da mente" (psykhe-logos). Acima de tudo, o budismo oferece um caminho que conduz ao fim do sofrimento. O início do budismo está ligado ao hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. Esta religião teve seu crescimento interrompido na Índia a partir do século VII, com o avanço do islamismo e com a formação do grande império árabe. Mesmo assim, os ensinamentos cresceram e se espalharam pela Ásia. Em cada cultura foi adaptado, ganhando características próprias em cada região.
Divisão
A comunidade Budista tem quatro divisões: Monges, Monjas, leigos e leigas. Os monges vivem vida radical e não se guiam pelos caminhos dos leigos. Aos leigos cabe viver a vida cotidiana. Inicialmente os monges viviam como caminhantes, hoje são mais fixos. Criaram assim mosteiros que são sustentandos pelos reis e pelos ricos que lucram méritos nas reencarnações.
Ensinamentos
Os ensinamentos do budismo têm como estrutura a ideia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida será considerado na próxima vida e assim sucessivamente. Esta ideia é conhecida como carma. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o espírito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das reencarnações.