Bshsbsb
260 palavras
2 páginas
Gabriela, Gisely, Marcela Ludwig, Marina Sousa, Mayara e Natalia – 2º E Lições de Arquitetura:
Trecho 2 – p. 20 a 31
Cap.3 – Diferenciação Territorial.
Espécie de mapa mostrando:
- Acessos de contruções;
- Áreas específicas e suas utilidades; - Divisão de responsabilidades, cuidados e manutenções dos espaços. Elementos que facilitam na elaboração da planta.
Cap. 4 – Zoneamento Territorial.
A utilidade da área depende de como o espaço foi ordenado.
O espaço deve ter as oportunidades e necessidades básicas em sua constituição para que depois o usuário adeque a seus gastos, desejos e necessidades pessoais.
O arquiteto contribui com sua intervenção quando alguém de um grupo exerce uma certa influência sobre este espaço pois, segundo o texto, um bom projetista deve estar ligado aos fatores como o grau de acesso dos usuários, as demarcações territoriais ou organização da manutenção e da divisão das responsabilidades.
Podemos ver melhor essa ideia com os exemplos apresentados neste capítulo: - Edifício de Escritórios Central Beher; -A faculdade de arquitetura do MIT; - A escola Montessori; - Centro Musical Vredenburgh.
Cap. 5 – De usuário a morador. A partir do conhecimento de público e privado, o arquiteto sabe onde deve e não deve ter interferências do usuário/habitante. Quando no projeto há maior comprometimento, colaboração no arranjo e no movimento de uma área, os usuários passam a ser moradores. A escola de Montessori por exemplo, mostra que quando há um planejamento do social pelas pessoas que o utilizam, o lugar passa a ser como se fosse sua casa, o grupo ou a pessoa em si, sentem mais à vontade e segura no ambiente.