Bruno
Toda a educação científica que não se inicia com a Matemática é, naturalmente, imperfeita na sua base. Auguste Comte
Antes de tomarmos uma decisão, seja em qualquer situação, profissional, pessoal e financeira por exemplo, é muito comum avaliarmos todos os prós e contras dessa situação. Pelo menos isso é o que aconselha o bom senso. Quando uma empresa avalia uma proposta de investimentos é importante observar quais são as informações mais relevantes e menos importantes que estão envolvidas nesta análise e projeção. Neste aspecto, os fluxos de caixa descontados são fundamentais para que essa análise ocorra de forma correta. Portanto, todas as informações financeiras e contábeis já estudadas como o valor presente líquido, a taxa interna de retorno, o payback, roa, roe e outras medidas voltam à cena para que se possa validar ou não a implantação dessa nova proposta de investimento. A primeira e importante etapa desta análise é decidir quais são os fluxos de caixa que são mais relevantes e como eles podem alterar os fluxos gerais da empresa. Quer dizer, para aceitar um projeto é importante saber que este projeto pode alterar profundamente os fluxos gerais da empresa no momento atual e também no futuro, pois normalmente os projetos são pensados a longo prazo.
Fluxos de caixa relevantes
Um fluxo de caixa relevante em um projeto é aquele que provoca uma mudança no fluxo geral de caixa da empresa que está vinculado à questão de se aceitar ou não este projeto. E a diferença entre os fluxos de caixa futuros da empresa que podem ser obtidos com o novo projeto e aqueles que seriam possíveis sem o projeto, recebe o nome de fluxos de caixa incrementais. Portanto, entender o conceito de fluxo incremental é fundamental na análise de implantação de um projeto.
Gestão Financeira
Em termos gerais, podemos dizer que os fluxos de caixa incrementais, quando observados em uma avaliação de projetos de investimentos, refletem toda e qualquer