Bruno
Objetivo
Verificar que, quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, medindo a pressão em diferentes pontos e altitudes.
Introdução
Com a finalidade de se determinar a pressão em diferentes altitudes, fez-se o uso do Barômetro de do Altímetro. O Barômetro foi utilizado para se medir a pressão no laboratório de Fenômenos de Transporte Experimental da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e o Altímetro para medir a pressão em três diferentes altitudes da área 3 da PUC-GO. Os resultados e procedimentos estão relatados no relatório a seguir.
Procedimentos Experimentais e Resultados
a) Fazendo-se o uso do Barômetro, determinou-se que a pressão no laboratório estava a 704 mmHg (pressão atmosférica);
b) O Altímetro foi zerado (0 metros) ao nível do Bloco J da área 3 da PUC-GO, e mediu-se a pressão atmosférica local, obtendo-se o valor de 705 mmHg;
c) Fazendo-se uso do Altímetro, verificou-se que no 1º pavimento da área 3 (a 10 metros de onde foi zerado o instrumento), a pressão foi de 703 mmHg;
d) Por fim, utilizando novamente o altímetro, verificou-se que o 4º pavimento da área 3 está a 20m do bloco J e a pressão atmosférica local equivale a 702 mmHg.
Conclusão
Com o experimento realizado, observou-se a veracidade da lei física que diz que quanto maior a altura, menor a pressão atmosférica, devido a coluna de ar sobre determinado ponto ser menor conforme a altitude aumenta.
2ª PARTE
Objetivo
Determinar a velocidade angular de um recipiente contendo água, a partir da diferença de altura medida com o recipiente parado e com o recipiente rotacionando com a velocidade angular a ser determinada.
Introdução
Foi-se colocado água em um recipiente transparente até a altura de 6cm, com o recipiente parado. Depois, girou-se o recipiente com determinada velocidade angular ω, a ser determinada a partir da diferença da altura inicial e da medida quando o recipiente foi posto em rotação através da fórmula:
ω =