Bruno dos santos omena
FUSÍVEIS e PROTETORES TÉRMICOS
Basicamente são constituídos por um condutor de seção reduzida (Elo fusível) em relação aos condutores da instalação. São montados em uma base de material isolante.
Na ocorrência de correntes elevadas (Normalmente de curto-circuito), o elo fusível deve fundir-se , interrompendo a passagem de corrente ,evitando dano a instalação.
Características de um fusível
Corrente Nominal – Valor de corrente que o fusível deve suportar continuamente sem interromper o circuito.
Corrente de ruptura – Valor de corrente que o fusível consegue interromper. Caso o fusível não seja adequadamente dimensionado para interrupção da corrente de curto-circuito, poderá existir uma sustentação do arco elétrico mesmo após a queima do elo fusível e em conseqüência deste fato o defeito não será interrompido e os danos causados serão certamente maiores, com destruição do equipamento e/ou circuito.
Corrente convencional de atuação – Valor especificado de corrente que provoca a atuação do dispositivo de proteção dentro de um tempo determinado (tempo convencional).
Curva Característica – Apresenta a relação entre o tempo necessário para interrupção em função da corrente
Curva de fusíveis ultra rápidos
Curva de fusíveis retardados
1
Dispositivos de Proteção Elétrica - Fusíveis
Elo fusível
Pode ser deito de chumbo, ou recoberto com zinco, pois devido a alta temperatura ocorre a formação de uma liga que apresenta resistência elétrica maior do que a do metal puro, ocasionando uma maior dissipação de potência neste ponto, de modo a facilitar a fusão do elo.
Para evitar transmissão de calor para o ambiente através dos contatos e soquetes do fusível, utilizam-se elos fusíveis com redução de seção no centro, onde deve ocorrer a fusão.Consegue-se com isso melhor precisão do valor da corrente de fusão.
Linear
Chanfrado
Elo com acréscimo de massa
Vazado
Nos fusíveis retardados